Melhores Estilos de Cerveja para Iniciantes

Entrar no mundo das cervejas artesanais pode parecer difícil ou requerer muito conhecimento. Outros têm o preconceito de que todas as cervejas artesanais são amargas. No entanto, o mundo cervejeiro é muito rico em aromas e sabores. Para quem está começando, selecionei algumas sugestões mais acessíveis, equilibradas e fáceis de apreciar.

Weissbier (Cerveja de Trigo)

Essa sou suspeita para falar, pois é a minha favorita. Essa cerveja tem origem na escola alemã, é leve, clara, refrescante, levemente cítrica e combina muito com o nosso clima. Tem amargor baixo, com notas de banana e cravo (para iniciantes, é mais difícil notar).

  • Sugestões:
  • Erdinger Weissbier (Alemanha)
  • Paulaner Hefe-Weissbier (Alemanha)

Blonde Ale

As Blonde Ales são conhecidas pelo sabor equilibrado e pela suavidade. Elas têm um perfil maltado, com toques leves de doçura e um amargor sutil. Esse estilo é perfeito para quem busca algo mais complexo que uma lager, mas sem exagerar na intensidade.

  • Sugestões:
  • Colorado Appia (Brasil)
  • Leffe Blonde (Bélgica)

Amber Ale

Para quem quer explorar sabores mais robustos, mas ainda fáceis de apreciar, esse estilo oferece notas maltadas que remetem a caramelo e toffee, com um leve toque de lúpulo que não é agressivo.

  • Sugestões:
  • Brooklyn Lager (EUA)
  • Fuller’s London Pride (Reino Unido)

Witbier (Cerveja de Trigo Belga)

Essa também sou suspeita para falar, eu adoro. Mais uma que combina muito com o nosso clima. É refrescante, com toque frutado. Cerveja de estilo belga, feita com trigo e especiarias como casca de laranja e coentro, que conferem um sabor leve e único. Se você gosta de bebidas refrescantes e com um toque frutado, a Witbier é ideal.

Sugestões:

  • Hoegaarden (Bélgica)
  • Blue Moon Belgian White (EUA)
Cerveja Blue Moon

Vienna Lager

Com seu tom avermelhado e sabor levemente maltado, a Vienna Lager é uma escolha interessante para quem quer algo um pouco mais encorpado que as lagers tradicionais. Seu perfil é equilibrado, com um leve dulçor e amargor moderado.

Sugestões:

  • Schornstein Vienna Larger (BR)
  • Brooklyn Amber Lager (EUA)

Dicas para Apreciar Cervejas como Iniciante

  1. Experimente devagar: Aprecie o momento, prove diferentes estilos em pequenas quantidades para entender o que mais agrada ao seu paladar.
  2. Observe a temperatura: Cervejas muito geladas podem mascarar os sabores. Siga as recomendações de temperatura indicadas no rótulo.
  3. Use o copo certo: Copos adequados para cada estilo ajudam a valorizar os aromas e a experiência geral. Você não precisa gastar muito dinheiro com muitas taças; existem algumas taças coringas como a tulipa, a taça ISO e a taça Teku (Obs.: a tulipa aqui comentada não é aquela comumente encontrada em bares; segue imagem abaixo da taça recomendada).

Link para compra: https://amzn.to/4aePAoV

4.Harmonize: Experimente combinar cervejas com comidas. Uma boa harmonização pode transformar completamente a experiência.

    Explorar novos estilos é um processo divertido e enriquecedor. Comece pelos estilos mais suaves e, aos poucos, expanda seus horizontes para opções mais complexas. Lembre-se: o mais importante é aproveitar a jornada e descobrir o que você realmente gosta. Cheers!

    Você pode gostar...

    1 Resultado

    1. janeiro 15, 2025

      […] Weissbier ou Weizen: Cerveja de trigo, conhecida por sua leveza, refrescância e leve acidez. […]